Presidente da Cagepa integra reuniões da Aesbe para fortalecimento do setor de saneamento, em Brasília
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é protagonista no debate para melhorias no segmento de saneamento em todo o país. O presidente Marcus Vinicius Neves integrou, nesta quinta-feira (7), uma reunião para discussão sobre investimento, desburocratização, novas linhas de financiamento e aprimoramento de processos junto a dirigentes da Caixa Econômica Federal e demais membros da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em Brasília.
“Estivemos participando de uma intensa agenda da Aesbe, onde tivemos pela manhã uma discussão muito proveitosa para avanços na parte de de investimento, desburocratização, novas linhas de financiamento, aprimoramento de processos junto ao vice-presidente de Atacado da Caixa, Tarso Duarte, onde conseguimos discutir grandes avanços e construímos pontes para novos financiamentos para o setor de saneamento”, relatou o presidente da Cagepa.
Na agenda da tarde, o diretor-presidente da companhia paraibana participou de um encontro com membros da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para tratativas sobre regulamentações do setor. Estiveram na reunião o diretor Filipe de Melo, a superintendente Cíntia Leal e o superintendente Adjunto de Regulação Alexandre Anderáos.
“Outra reunião extremamente proveitosa. Nos reunimos com a ANA, discutindo as questões regulatórias, muito importantes pra uma excelência na prestação de serviço das empresas públicas de saneamento. Contribuímos para colocar a Cagepa fazendo parte desse processo, trazendo nossa realidade, somando com nossa experiência com objetivo de levar avanços para o saneamento do país”, disse Marcus Vinicius, acrescentando que a pauta foi desde regulação na prestação de serviços até questões tarifárias e aspectos gerais do segmento.
Ainda na agenda em Brasília, a Cagepa participou de mais uma reunião, desta vez com Alexandre Motta, diretor-presidente do Fundo Nacional de Saúde (Funasa). De acordo com o presidente da estatal paraibana, no centro do diálogo estiveram itens como projetos do Fundo para a Paraíba e contribuições da Cagepa para as ações do órgão em solo paraibano. A Funasa é responsável por atender municípios com até 50 mil habitantes com recursos do Orçamento Geral da União, o que representa atendimento a quase 80% dos municípios paraibanos.
“Tratamos sobre como melhorar os processos da Funasa na Paraíba, além de como a Cagepa pode melhorar essas ações, contribuindo em processos para melhoria de liberação de recursos, entre outras articulação da Funasa. Então é uma agenda intensa em Brasília em defesa do saneamento, articulando para trazer e melhorar a prestação de serviço dos recursos públicos”, resumiu Marcus Vinicius Neves.
Para finalizar, o presidente da Cagepa também esteve reunido com membros da Aesbe, onde foi presidente no biênio 2019-2021. Ele destacou a honra de levar o nome da Paraíba para momentos de protagonismo no setor de saneamento no âmbito nacional.
“Me senti muito honrado em fazer parte dessa história, tivemos a honra de ser presidente da Aesbe, e podemos levar a Cagepa para o centro do debate, e esse presidente pôde contribuir para essa melhoria no setor. É gratificante notar que o trabalho teve êxito e continuidade. Estaremos sempre levando o nome do nosso estado e o fortalecimento do serviço público e de qualidade”, encerrou o presidente Marcus Vinicius Neves.


Comentários não são permitidos.