1599
Na paraíba
O primeiro manancial público que serviu à população de João Pessoa foi a fonte situada no sítio do Padre João Vaz Salem, onde fica hoje o Mosteiro de São Bento. Ali foi construído em 1599 um chafariz no Governo do Presidente Frederico Carneiro da Cunha. Esta fonte era também conhecida como “Bica dos Milagres”.
Outros mananciais públicos e particulares foram criados até à primeira tentativa de água encanada para a população pessoense. Entre elas estão Bica do Tambiá; Cacimba do Povo; Bica de Maria Feia; Cacimba de Dr. Cícero e Cacimba de Maroca Estrela.
No Brasil
O Estado do Rio Grande do Norte é criado, após a construção da Fortaleza dos Três Reis Magos.
1854
Na paraíba
A primeira tentativa de colocar-se água encanada para a população de João Pessoa aconteceu no governo de Paes Barreto. O manancial a ser usado é o riacho Marés.
No Brasil
O Estado do Rio Grande do Norte é criado, após a construção da Fortaleza dos Três Reis Magos.
1898
Na paraíba
11 de março – Foi fundada em Manchester, na Inglaterrra, a Firma Parahyba Water Company, que tinha como objetivo construir o sistema de abastecimento de água de João Pessoa.
7 novembro – É aprovado o contrato entre o Governo do Estado e os engenheiros Samuel Jones e Herculano Ramos para o abastecimento da população da Capital. Implanta-se a Parahyba Water Company.
No Brasil
O representante da oligarquia cafeeira paulista, Campos Sales, assume o governo brasileiro e se mantém no cargo até 1902. Para combater a inflação, ele decreta a primeira moratória da história da República.
1906
Na paraíba
15 de fevereiro – É considerado “caduco” o contrato firmado entre o Governo do Estado e os engenheiros Samuel Jones e Herculano Ramos.
No Brasil
Chega ao fim o governo do ex-monarquista Rodrigues Alves, após seguidos desgastes políticos. Durante sua gestão, foi registrada a Revolta da Vacina, que serviu de pretexto para uma tentativa de golpe militar.
1907
Na paraíba
6 novembro – É concedido aos engenheiros Edivard Jonhson e Robert Jones autorização para instalarem, na Capital, serviços de Abastecimento de Água, Esgotos, Iluminação e Tração Elétrica;
No Brasil
O jurista e estadista baiano, Rui Barbosa de Oliveira, é aclamado “Águia de Haia”, após defender os direitos das pequenas nações na 2ª Conferência da Paz, promovida em Haia, na Holanda.
1912
Na paraíba
21 de abril – O doutor João Machado inaugura o abastecimento de água de João Pessoa, tendo como fonte o manancial Buraquinho.
7 junho – É aprovado o primeiro projeto de esgotamento sanitário da Capital, elaborado pelo engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito.
No Brasil
Os preços do látex, extraído das seringueiras da Amazônia, explodem com a invenção do pneumático e a expansão da indústria automobilística nos Estados Unidos. A produção brasileira cresce rapidamente e a borracha passa a ser responsável por 23% das exportações brasileiras.
O romancista carioca, Lima Barreto, escreve “Triste fim de Policarpo Quaresma”. A obra se tornou um dos ícones do modernismo brasileiro.
1922
Na paraíba
26 de junho – É autorizado empréstimo para construção da rede de esgotos de João Pessoa.
No Brasil
A Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, choca a sociedade brasileira e marca o início de uma nova era nas artes plásticas e literárias do país.
1926
Na paraíba
24 abril – É criada a Repartição de Saneamento do Estado (RSE).
No Brasil
Washington Luís assume a presidência da República, cargo em que se mantém até à Revolução de 30. Sua administração é marcada por uma série de crises, que persiste até o final do mandato.
1928
Na paraíba
20 de outubro – É regulamentado o Serviço de Abastecimento de Campina Grande.
No Brasil
As idéias fascistas, no Brasil, ganham força com a criação do Partido Fascista Brasileiro. O principal articulador do movimento é o paulista Plínio Salgado.
1930
Na paraíba
30 de dezembro – É transferido à prefeitura de Campina Grande a direção e administração do Serviço de Abastecimento de Água da cidade.
No Brasil
A morte do então presidente da Paraíba, João Pessoa, serve de estopim para a Revolução de 30, que põe fim às oligarquias no país, e leva Getúlio Vargas ao poder. João Pessoa foi assassinado pelo advogado João Dantas, em Recife.
1935
Na paraíba
22 de outubro – É autorizado ao Poder Executivo Estadual a celebração de acordo com o município de Campina Grande, para execução dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto na cidade de Campina Grande.
No Brasil
O Partido Comunista começa a preparar uma insurreição armada. Os levantes são registrados em Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro. O movimento, apesar de pequeno, é utilizado como pretexto para a decretação de estado de sítio.
1936
Na paraíba
23 de junho – É criada a Comissão de Saneamento de Campina Grande.
28 de dezembro – Inicio do Abastecimento de Água de Bananeiras.
No Brasil
O escritor pernambucano Gilberto Freyre lança o livro “Sobrados e Mocambos”, considerada a segunda obra mais importante do sociólogo, considerado um dos maiores pensadores da história do Brasil.
1939
Na paraíba
31 de janeiro – É extinta a Comissão de Saneamento de Campina Grande e criada a Repartição de Saneamento da Cidade;
No Brasil
A Segunda Guerra Mundial começa e afeta as exportações brasileiras, com a interrupção da venda de algodão para o Japão e a Alemanha.
1942
Na paraíba
30 de junho – É retornado ao Governo do Estado, o Serviço de Abastecimento de Campina Grande.
No Brasil
O governo brasileiro declara guerra à Alemanha e à Itália, após cinco navios do país serem torpedeados por submarinos alemães. O país já havia se posicionado favoravelmente aos países do Eixo (EUA, França e Inglaterra).
1948
Na paraíba
3 de agosto – É iniciada a construção do sistema de abastecimento de água da Vila de Boa Vista, no município de Campina Grande.
14 de dezembro – É criado o Departamento de Saneamento do Estado.
No Brasil
O país vive um crescimento significativo do setor industrial graças ao regime cambial que não favorece as exportações e às restrições existentes para importações.
1952
Na paraíba
23 de março – É criado o Departamento de Águas Rurais do Estado
No Brasil
O presidente Getúlio Vargas, impulsionado por vários setores da sociedade brasileira, cria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial.
1953
Na paraíba
26 de maio – É criada a Comissão de Saneamento de Guarabira.
24 de setembro – São concluídas as obras de abastecimento de água de Antenor Navarro.
No Brasil
Sob o lema “O petróleo é nosso”, o presidente Getúlio Vargas cria a Petrobrás, instituindo o monopólio da extração e distribuição dos combustíveis no Brasil. A decisão contraria os Estados Unidos, que cancela acordos de transferência de tecnologia para o país.
1954
Na paraíba
18 de maio – É criada a Comissão de Saneamento de Mamanguape.
19 de novembro – É iniciada a construção do sistema de Abastecimento de Água de Rio Tinto
No Brasil
Em meio a pressões de vários setores da imprensa e dos militares e à tentativa de assassinato do jornalista Carlos Lacerda, supostamente a mando de Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente, Getúlio Vargas comete suicídio.
1955
Na paraíba
4 de novembro – É autorizada a constituição da Sociedade de Economia Mista (SANESA) para administrar o Sistema de Abastecimento de Água de Campina Grande.
No Brasil
Juscelino Kubitschek de Oliveira (então governador de Minas Gerais) vence as eleições presidenciais e se prepara para assumir o comando do país, em meio à instabilidade provocada após suicídio de Vargas.
1956
Na paraíba
3 dezembro – É iniciada a construção do Sistema de Abastecimento de Água de Catolé do Rocha.
12 de dezembro – É iniciada a construção do Sistema de Abastecimento de Água de Caiçara.
No Brasil
O presidente Juscelino Kubitschek toma posse em janeiro e começa a pôr em prática o famoso Plano de Metas, visando um crescimento de cinqüenta anos em apenas cinco.
1957
Na paraíba
26 de setembro – São criadas as Comissões de Saneamento de Monteiro, Cajazeiras e Souza;
No Brasil
Juscelino investe na indústria de base, na agricultura, melhora a educação, os transportes, o fornecimento de energia e dá início à construção de Brasília, projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
1958
Na paraíba
19 de dezembro – É criada a Comissão de Saneamento de Catolé do Rocha.
No Brasil
Após a fracassada participação brasileira na Copa de 50, chega a hora de o mundo se render à genialidade dos jogadores da Seleção Canarinho. O Brasil de Pelé, Vavá e Garrincha se torna campeão mundial.
1959
Na paraíba
10 de abril – É criada a Comissão de Saneamento de Santa Rita.
28 de abril – É criada a Comissão de Saneamento de Itabaiana.
19 de novembro – É criada a Comissão de Saneamento de Esperança.
No Brasil
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é criada com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. O órgão é a concretização de um projeto idealizado pelo economista paraibano, Celso Furtado.
1966
Na paraíba
30 de dezembro – É criada a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa)
30 de dezembro – É criada a Saneamento da Capital (Sanecap)
No Brasil
O presidente Castello Branco assina o Ato Institucional de número 3 (AI-3), fazendo com que as eleições passem a ser indiretas. Na seqüência, o Congresso Nacional foi fechado
1972
Na paraíba
19 de janeiro – É criado o Conselho Estadual de Saneamento.
26 de julho – São incorporadas à Cagepa as empresas Saneamento de Campina Grande (Sanesa) e a Saneamento da Capital (Sanecap).
No Brasil
O governo militar dá início a uma das mais sangrentas ofensivas da história nacional: o combate aos guerrilheiros do PCdoB no Araguaia. Várias pessoas morreram.
* Os dados históricos sobre a implantação do abastecimento de água na Paraíba foram gentilmente cedidos pelo colaborador da Cagepa, Guarany Viana.