Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o “Dia Mundial da Água”, publicando um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Leia abaixo:
A preservação do meio ambiente vem sendo uma preocupação constante da Cagepa. Por isso, a empresa mantém a Divisão de Meio Ambiente e Educação Sanitária. O grupo é composto por uma equipe de técnicos sociais encarregados do desenvolvimento de trabalhos educativos na área ambiental em todo o Estado.
O objetivo da divisão é sensibilizar a população sobre o uso devido dos serviços prestados pela Companhia. Um exemplo disso é chamar a atenção da comunidade para os riscos causados pela emissão de esgotos nos rios, que, invariavelmente, são a fonte da água que chega às nossas torneiras.
A equipe utiliza, durante as ações educativas, recursos como distribuição de folders, panfletos educativos, cartilhas, vídeos, cartazes e uma mini-Estação de Tratamento de Água (ETA). No estande da empresa, também são apresentadas noções sobre o funcionamento dos hidrômetros e outros equipamentos utilizados pela empresa. Os principais programas desenvolvidos pela gerência são:
Visa a formação do cidadão, mostrando a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, orienta os estudantes a serem parceiros no estímulo da família para a economia e bom uso da água e do esgoto. A equipe também convida os alunos das escolas para conhecer como a empresa trabalha o processo de tratamento, tanto de água, como de esgoto.
Atualmente, o agendamento de visitas está suspenso.
Trabalha as ações educativas nos municípios contemplados pelo Programa, beneficiados com a implantação ou ampliação dos sistemas de abastecimento de água e/ou tratamento de esgoto. Cidades de todas as regiões do estado são atendidas pelo programa.
A divisão também desenvolve ações educativas em comunidades, empresas, igrejas e diversas modalidades de eventos, onde são apresentadas campanhas educativas e orientações para a comunidade.
Várias doenças são transmitidas através da água consumida sem o devido tratamento. Por isso, a Cagepa vem fazendo grandes investimentos para garantir o acesso da população à água potável. A comunidade, no entanto, também pode fazer a sua parte para evitar doenças. Conheça algumas das enfermidades que a população pode evitar ao consumir água com o devido tratamento da água:
A transmissão ocorre através da água dos rios, contaminada pelas fezes de pessoas doentes, e pode se alastrar pela poeira ou por insetos que infectam frutos e verduras. O indivíduo contaminado pelo protozoário apresenta um quadro clínico de diarréia. O mal é combatido, principalmente, através do provimento de saneamento básico nas comunidades e cuidados com a higiene pessoal.
A contaminação por esta doença ocorre pela penetração de larvas dos vermes na pele ou pela ingestão de ovos do parasita através de água e alimentos contaminados. A pessoa com a doença apresenta anemia, fraqueza, emagrecimento, dores abdominais, vômito e diarréia, podendo também surgir a distorção do apetite como o hábito de comer terra. Para evitar o mal, é necessário que existam instalações sanitárias adequadas na residência, saneamento básico, higiene alimentar e uso de calçados.
A ingestão de água e de alimentos contaminados com ovos do Ascaris lumbricoides (conhecido como lombriga) é a principal forma de transmissão desta doença. Quando o número de vermes é grande, o portador da Ascaridíase apresenta um grande risco de obstrução intestinal. Para evitar a doença, é necessário que existam instalações sanitárias adequadas, higiene alimentar, educação sanitária e tratamento dos doentes.
A transmissão ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. O portador da cólera apresenta sintomas como diarréia intensa, desidratação e dor abdominal. O agravamento da enfermidade pode provocar a morte da pessoa infectada. Para evitar a doença é fundamental que exista saneamento básico na comunidade, higiene alimentar, instalações sanitárias adequadas e tratamento dos doentes.
A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. O portador da doença apresenta febre, dores e manchas avermelhadas no corpo. A eliminação de criadouros dos mosquitos transmissores é a principal forma de combate à doença. Lugares onde há água parada e limpa são habitat do mosquito na fase em que ele ainda é larva, por isso evitá-los é fundamental para evitar a proliferação da doença.
Infecção bacteriana generalizada, com febre contínua, manchas róseas no abdome, dor de cabeça, prisão de ventre, diarréia etc.
Infecção bacteriana, com febre contínua, manchas róseas no tronco e diarréia.
Infecção aguda com febre, náuseas, dores abdominais, icterícia, vômitos, perda de apetite, fadiga, dor de cabeça etc.
Doença virótica com febre, dor de cabeça e até paralisia dos músculos voluntários.
Infecção bacteriana intestinal aguda que causa diarréia, desidratação, vômitos, colapso, coma e até morte.
Doença causada por vermes que se hospedam no sistema venoso, causando diarréia, dermatose, cirrose do fígado, distúrbios no baço etc.
Infecção causada pela bactéria leptospira, presente na urina de ratos infectados. Ataca o fígado, baço e causa hemorragia.

Veja dicas sobre como economizar água e diga não ao desperdício.
Economize 10 litros
Economize mais de 10 litros
Economize 20 litros
Atenção ao vaso sanitário
Lavagem do carro
FIQUE ATENTO AOS VAZAMENTOS
Teste o vaso sanitário
Teste o hidrômetro
Teste a caixa d’água
Uma caixa d’água suja põe todo o trabalho da CAGEPA a perder.
Para garantir a pureza e qualidade da água que chega até a sua casa todos os dias, a Cagepa limpa, periodicamente, seus reservatórios em todo o estado. Mas se você também não colaborar, limpando a caixa d’água da sua casa ou condomínio, esse trabalho terá sido em vão.
Não coloque a saúde da sua família em risco! Limpar a caixa d’água é simples, barato e só precisa ser feito a cada 6 meses. Limpe a sua corretamente, seguindo as instruções abaixo.