Governo da Paraíba e Cagepa apresentam avanços do Projeto Água da Medida a síndicos de João Pessoa e Cabedelo

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), realizou, na quarta-feira (28), uma reunião com síndicos de João Pessoa e Cabedelo para apresentar as principais ações do Projeto Água na Medida: controle e eficiência, que está modernizando a infraestrutura de distribuição de água nos municípios. O encontro aconteceu no auditório do Coworking Housework, no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa.

Durante a reunião, os participantes puderam se informar sobre o processo de setorização do sistema de abastecimento que vem sendo realizado nos últimos meses, assim como seus principais benefícios. A equipe técnica da Cagepa e do Consórcio Intermares, responsável pela execução das obras, detalhou como a subdivisão da rede em Distritos de Medição e Controle (DMCs) e o monitoramento remoto e contínuo das variáveis de pressão e vazão possibilitam a identificação ágil de vazamentos, falhas operacionais e variações de pressão, garantindo que a água chegue à população de forma regular e sem perdas no caminho.

Os síndicos ainda foram orientados sobre a importância da adequação de seus condomínios às normas técnicas vigentes. Nos casos de imóveis com mais de três pavimentos ou com reservatórios acima de 10 metros de altura, por exemplo, a legislação municipal e as normas técnicas brasileiras determinam que as edificações tenham sistemas próprios de reservação e bombeamento de água, para garantir o abastecimento adequado aos andares superiores.

“A cooperação dos síndicos é fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que eles atuam como interlocutores diretos junto aos moradores, contribuindo para a disseminação de informações técnicas, prevenindo transtornos e fortalecendo o diálogo com a população durante a execução das obras”, considerou o gerente regional da Cagepa no Litoral, Walace de Oliveira.

A vice-presidente da Associação Síndicas da Paraíba, Aparecida Queiroz, foi uma das participantes da reunião. Segundo ela, o encontro foi “uma ótima oportunidade” para entender melhor os objetivos e ações do projeto.

“Muitas cobranças que nós recebemos como síndicos são por falta de conhecimento. Hoje, com as informações que tivemos aqui, nós poderemos não apenas atender melhor às solicitações dos condôminos, como ser multiplicadores desse projeto tão importante para a cidade”, afirmou.

Obras – Com investimento de R$ 34 milhões, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o projeto Água na Medida integra o Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB). Ao todo, serão implantados aproximadamente 27 quilômetros de redes de substituição e reforço, além da instalação de válvulas reguladoras de pressão e sensores inteligentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2026, beneficiando cerca de 210 mil pessoas.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o plantão social do consórcio responsável pela obra, pelo e-mail social@consorciointermares.com.br ou pelo WhatsApp (83) 98674-9596. O contato com a Cagepa também pode ser feito pelos canais de atendimento: teleatendimento 115; WhatsApp (83) 98198-4495; Telegram @cagepabot; aplicativo Cagepa (Android e iOS) e agência virtual no site cagepa.pb.gov.br.