Governador João Azevêdo inspeciona obras da adutora Transparaíba

O governador João Azevêdo esteve, nesta sexta-feira (17), nos municípios de Cubati, Pedra Lavrada e Nova Palmeira, no Curimataú paraibano, ocasião em que realizou visitas técnicas em obras rodoviárias, de educação e de infraestrutura hídrica. Ao lado do diretor de Expansão da Cagepa, Ricardo Moisés, e do secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, o gestor visitou as obras de construção da adutora Transparaíba, no ramal Curimataú, onde serão investidos no total R$ 285 milhões, dos quais R$ 151,6 milhões são referentes à primeira etapa para abastecer com a água da transposição do rio São Francisco a região do Curimataú paraibano.

O empreendimento consiste na implantação de 185 km de adutora de água tratada, construção de uma estação de tratamento de água, oito estações de bombeamento e nove reservatórios de distribuição de água. Com um sistema adutor com uma vazão de 578,37 litros por segundo a partir do açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão, a obra irá beneficiar mais de 100 mil habitantes.

“A adutora do Curimataú vai garantir segurança hídrica para 18 municípios de forma definitiva, considerando que as águas chegarão do Rio São Francisco, entrando pela Paraíba em Monteiro até Boqueirão, chegando até a região a partir da obra que estamos realizando. Nós pedimos agilidade nos serviços, com a abertura de diversas frentes de trabalho, para que a gente possa avançar e vamos transformar uma ponte em aterro-barragem na lógica de que uma obra de estrada pode contribuir com o setor hídrico porque água para nós tem um valor especial”, acrescentou.

Em Pedra Lavrada, dentre outras obras, o governador fez uma visita técnica à barragem de Porcos, destinada ao abastecimento de água de Pedra Lavrada e da Zona Rural da região e terá a capacidade de acumulação de cerca de 5,6 hm³ de água, totalizando investimentos de R$ 12,7 milhões. “Essa é uma obra feita com recursos próprios do estado e fundamental para a segurança hídrica da região que em função da produção local será muito importante para a piscicultura  e agricultura, fazendo uma grande diferença para a população”, comentou o governador João Azevêdo.

O prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes, elencou uma série de obras do Governo do Estado que tem levado desenvolvimento para o município. “O governador tem trazido muitos investimentos, como o açude de Porcos, que vai nos assegurar segurança hídrica pelos próximos 30 anos, uma obra muito desejada pela população há muitos anos. Agradecemos por tudo que o governador tem feito por nossa população”, declarou.