Em audiência pública, Cagepa apresenta ações do Projeto Água na Medida a moradores de Cabedelo
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), realizou, na última quinta-feira (6), uma audiência pública em Cabedelo para apresentar as ações do projeto “Água na Medida: controle e eficiência” no município. Com investimento de R$ 34 milhões, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a obra faz parte do Programa de Segurança Hídrica da Paraíba (PSH-PB) e está modernizando o sistema de abastecimento em toda Cabedelo, além de 13 bairros de João Pessoa. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2026, beneficiando mais de 210 mil pessoas nos dois municípios.
A audiência ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Imaculada
Conceição, no bairro do Jacaré e contou com representantes dos moradores, da Cagepa e do Consórcio Intermares, responsável pela execução dos trabalhos. Ao longo da reunião, a população pôde conhecer os objetivos do empreendimento e esclarecer dúvidas sobre os impactos da obra.
“O projeto Água na Medida busca melhorar a oferta de água através do controle mais eficiente das nossas redes de distribuição. Assim como, no nosso corpo, a pressão arterial alta ou baixa demais pode causar problemas, a pressão inadequada nas redes de água também pode gerar uma série de transtornos como vazamentos e abastecimento insuficiente. As melhorias que estamos fazendo com tecnologia de ponta é justamente para equilibrar a pressão de água nas redes e garantir o abastecimento contínuo e com água suficiente para todos”, explicou o engenheiro da Cagepa, Emmanuel Nazareno.
A professora de química Verlúcia de Freitas foi uma das participantes da audiência. Segundo ela, o evento foi “bastante esclarecedor” sobre as ações que estão sendo executadas na cidade. “É muito importante termos momentos como esse para entendermos a importância do trabalho que está sendo desenvolvido aqui no bairro. Foi bastante esclarecedor ouvir sobre as obras que estão sendo realizadas e os investimentos que estão acontecendo aqui na nossa área. A gente só tem a agradecer esse momento aqui na escola”, comentou.
Ainda durante a audiência foi formada uma Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) com moradores de Cabedelo. Os membros da CAO serão responsáveis por acompanhar a execução dos trabalhos, comunicar sobre possíveis irregularidades, bem como registrar os transtornos causados pelas obras. Eles também apoiarão no repasse das informações sobre o andamento do projeto e os serviços para os beneficiados.
Modernização – O projeto Água na Medida visa reduzir perdas, equilibrar a distribuição de água e garantir a continuidade no fornecimento e o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Para isso, estão sendo realizadas ações estruturais, como a substituição de redes antigas, reparo de vazamentos e a otimização do sistema de abastecimento por meio da setorização e automação das redes.
Em João Pessoa, os trabalhos já foram iniciados nos bairros de Castelo Branco, Altiplano, Cabo Branco, Miramar, Brisamar, Manaíra, Aeroclube e Jardim Oceania. Também serão beneficiados os bairros do Bessa, Tambaú, São José, Tambauzinho e Jardim Luna.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o plantão social do consórcio responsável pela obra, pelo e-mail social@consorciointermares.com.br ou pelo Whatsapp (83) 98674-9596. O contato com a Cagepa também pode ser feito pelos canais de atendimento: teleatendimento 115; WhatsApp (83) 98198-4495; Telegram @cagepabot; aplicativo Cagepa (Android e iOS) e agência virtual no site cagepa.pb.gov.br.


Comentários não são permitidos.