Cagepa participa de audiência pública em Teixeira para discutir solução da crise hídrica
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) participou, nesta quinta-feira (30), da audiência pública realizada em Teixeira, no sertão paraibano, para discutir soluções para a crise hídrica que atinge o município há dois meses devido à falta de chuvas. O evento, promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, contou com a participação de representantes da população e de órgãos federais e estaduais, como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), a Defesa Civil do Estado da Paraíba e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
Durante a audiência, o diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, garantiu que, mesmo com a estiagem, o abastecimento da cidade poderá ser normalizado ainda este ano com a chegada das águas do Rio São Francisco através da adutora do Pajeú. Segundo ele, a previsão é que as obras do ramal que parte de Brejinho (PE) até a cidade de Teixeira sejam concluídas em dezembro.
“Todos os caminhos críticos já foram vencidos, os equipamentos foram adquiridos e alguns já estão em deslocamento para chegar ao sítio de obras. Mesmo na pior das hipóteses – uma situação que nós não queremos contar – até, no máximo, o dia 20 de dezembro a água estará chegando na Estação de Tratamento de Água da cidade de Teixeira”, afirmou.
O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, celebrou o anúncio e reforçou o compromisso da Companhia em regularizar o fornecimento de água o mais rápido possível:
“A Cagepa, por meio da Gerência Regional das Espinharas, tem acompanhado de perto o progresso das obras da adutora. Nós podemos garantir que, com a chegada da água de Pajeú, a distribuição, que é nossa responsabilidade, será feita de forma ágil e adequada. Nossas equipes estão mobilizadas e nós não mediremos esforços e recursos para que a água chegue o quanto antes à torneira de cada cidadão de Teixeira”, garantiu o presidente.
Ainda durante a audiência, Marcus Vinícius destacou que, além de Teixeira, o município de Maturéia também será contemplado com a chegada das águas do São Francisco. Segundo ele, a Cagepa está construindo, em parceria com a Prefeitura Municipal, uma adutora de 12 quilômetros para levar água de qualidade para os mais de seis mil moradores da cidade. “Assim como nós tiramos Desterro e Cacimbas do isolamento hídrico, nós vamos tirar agora Teixeira e, na sequência, Maturéia”, assegurou.


Comentários não são permitidos.