Cagepa garante abastecimento equilibrado, apesar de estiagem prolongada no brejo

 

A estiagem vem atingindo várias regiões do Estado da Paraíba, e isso tem afetado o nível dos açudes destinados ao abastecimento humano. Para conduzir o fornecimento de água de maneira justa e equilibrada, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) pôs em prática o regime de racionamento de água, para atender 8 municípios e 4 povoados localizados na região do brejo paraibano desde o último domingo (7). A decisão é decorrente do fato da barragem Canafístula II, que tem capacidade para armazenar 4,1 milhões de metros cúbicos, estar operando com apenas 38% desse total de água armazenada.

As localidades atingidas serão os municípios de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Araruna, Damião, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Lagoa Salgada, Barreiros, Logradouro e Bola. O racionamento consiste em suspender o fornecimento de água aos domingos e segundas-feiras em toda a área.

De acordo com o gerente Regional do Brejo, Adário Nóbrega, o sistema de racionamento deverá garantir o abastecimento de água para as localidades citadas até março de 2011. Após isso, deve-se iniciar o período das chuvas e o sistema de abastecimento voltará a normalidade.

Segundo o monitoramento da Aesa, Agência Executiva de Gestão das Águas, o volume atual de água armazenada no açude é de praticamente a metade do volume comportado pelo reservatório no mesmo período do ano passado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – CAGEPA