Cagepa avança com projeto de eficiência energética e modernização de sistemas no Brejo paraibano
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) concluiu mais um projeto de eficiência energética no Brejo paraibano, voltado à modernização de sistemas de abastecimento de água. A ação foi executada pela Gerência de Gestão de Energia (GEGE) em parceria com a Gerência Regional do Brejo (GRBR) no município de Bananeiras e contou com investimento de R$ 200 mil financiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Paraíba.
O projeto contemplou a substituição de um motor de 40 cavalos, além da instalação de quadros elétricos com inversores de frequência em motores de 40 cv e 75 cv nas Estações Elevatórias de Água Bruta (EEABs) 1 e 2 da Unidade de Canafístula. “Essas EEABs são responsáveis por bombear água da barragem de Canafístula para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bananeiras, que abastece diariamente os mais de 23 mil moradores da cidade”, explicou o gerente regional da Cagepa no Brejo, Cidalino de Almeida.
Além de reforçar o serviço, os novos equipamentos permitem a automação do sistema, garantindo uma gestão ainda mais eficiente dos recursos — com economia de mais de R$ 81 mil por ano — e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. “Com o sistema automatizado, é possível controlar a pressão e a vazão da água em diferentes períodos de operação, prevenindo vazamentos e reduzindo o consumo de energia. A estimativa é que a medida gere uma economia de até 260 mil quilowatts-hora (kWh) por ano e evite a emissão de mais de 10 toneladas de CO₂” destacou o gerente de Gestão de Energia, Victor Santos.
A iniciativa integra as ações da agenda de transição energética da Cagepa, em curso desde 2022. As medidas incluem o retrofit de acionamentos de motores com inversores de frequência, a migração para o mercado livre de energia, a implantação de usinas solares e a contratação de geração distribuída a partir de fontes renováveis. Neste contexto, só para o Brejo paraibano, a previsão é de que sejam instalados 50 novos equipamentos em 2026.
De acordo com a Gerência de Gestão de Energia da Cagepa, o projeto de retrofit, com a aquisição de mais de 500 inversores de frequência, vai evitar a emissão de mais de 20 mil toneladas por ano de gases causadores do efeito estufa. Atualmente, 80% da energia consumida pela Companhia é proveniente de fontes renováveis. O plano – já em andamento – é que chegue a 90%.


Comentários não são permitidos.