Cagepa amplia participação em eventos estratégicos sobre meio ambiente, inovação e sustentabilidade

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) tem intensificado sua presença em eventos nacionais e internacionais voltados à sustentabilidade, inovação e meio ambiente. Nesta quarta-feira (15), o gerente de Novos Negócios e Inovação da companhia, Altamar Cardoso, participou da PRÉ COP30, realizada em Brasília, como parte da preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

O encontro foi organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), em parceria com o FONPLATA – Banco de Desenvolvimento, e realizado na sede da entidade, em Brasília (DF). Altamar, que também é coordenador da Câmara Técnica de Saneamento Rural da Aesbe, esteve com autoridades nacionais e internacionais para debater os desafios e soluções do saneamento no contexto das mudanças climáticas.

Nesta quinta-feira (16), a agenda institucional continua com o seminário “Saneamento, Economia e Mudanças Climáticas”, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O objetivo é estreitar parcerias com uma das principais instituições científicas do país, com foco em iniciativas de saúde ambiental, saneamento e inovação tecnológica. “A presença da Cagepa em fóruns estratégicos é fundamental para alinhar nossas ações às melhores práticas globais. Estamos buscando cooperações que fortaleçam a inovação e a sustentabilidade como pilares centrais da nossa atuação”, afirmou Altamar Cardoso.

Na próxima semana, a Cagepa também foi convidada a participar do encontro “Ciência para Políticas Públicas Climáticas”, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O evento reunirá especialistas brasileiros e britânicos com o objetivo de transformar conhecimento científico em ações concretas de enfrentamento à crise climática, reforçando a preparação para a COP30.

A programação inclui painéis sobre uso da terra, cidades sustentáveis, energia, água, biodiversidade e impactos das mudanças climáticas na saúde pública. Representantes de universidades como Imperial College London, Universidade de Birmingham, USP, UFV, além de instituições como UKRI e Met Office, participarão das discussões. “Entendemos que o engajamento da Cagepa nesses eventos fortalece o nosso papel de empresa pública como agente ativo na promoção do desenvolvimento sustentável e na construção de políticas públicas baseadas em ciência e inovação”, pontuou.