Técnicos de manutenção mecânica participam de treinamento em Marés

Os técnicos de manutenção mecânica da Cagepa participaram do curso de alinhamento de eixos em máquinas rotativas, com foco na utilização dos alinhadores a laser. O treinamento foi realizado na Gerência Regional de Marés, em parceria com a R&Damasco Soluções Industriais e Draeger Representações.

O engenheiro Raphael Musarra, responsável por ministrar o curso, explanou os conceitos teóricos de alinhamento, os danos do desalinhamento e os benefícios das boas práticas. Aliado à teoria, foram executados alinhamentos em campo para obtenção de experiência prática.

Com o conhecimento adquirido, os colaboradores da Cagepa estão capacitados a executar alinhamentos de alta precisão, visando elevar a saúde dos ativos e obter a redução do consumo de energia.

O subgerente de Manutenção de Água do Litoral, Robson Azevedo, explicou que o correto alinhamento de máquinas rotativas é um dos pilares da manutenção mecânica e, através dele, além de redução de quebras de rolamento e eixos, ainda é possível aumentar a eficiência energética dos sistemas e reduzir o consumo de energia elétrica. “A nossa expectativa a partir de agora é que com a aquisição do alinhador a laser e o treinamento das equipes de manutenção, nós tenhamos uma melhoria nos índices de manutenção, reduzindo as paradas corretivas, o que geralmente acarreta em falta d’água para a população. Ou seja, é um avanço que nós temos que comemorar”, disse.