Cuidados com a Água

Uma caixa d’água suja põe todo o trabalho da CAGEPA a perder.

Para garantir a pureza e qualidade da água que chega até a sua casa todos os dias, a Cagepa limpa, periodicamente, seus reservatórios em todo o estado. Mas se você também não colaborar, limpando a caixa d’água da sua casa ou condomínio, esse trabalho terá sido em vão.

Não coloque a saúde da sua família em risco! Limpar a caixa d’água é simples, barato e só precisa ser feito a cada 6 meses. Limpe a sua corretamente, seguindo as instruções abaixo.

1. Programe o dia da lavagem da sua caixa d’água. Dê preferência para o fim-de-semana.

2. Comece fechando o registro de entrada de água da casa ou amarre a bóia de sua caixa.

3. Reserve água em recipientes limpos para a utilização doméstica enquanto a caixa d’água estiver limpa.

4. Deixe o nível de água na caixa na altura de 1 palmo ou 15cm (quinze centímetros).

5. Tampe a saída de água. A quantidade de água que ficou no fundo pode ser utilizada na lavagem e a sujeira não desce pela tubulação.

6. Lave as paredes e o fundo da caixa com escova de fibra vegetal ou fio plástico macio. Nunca use sabão, detergente nem outro produto. Evite escova de aço e vassoura.

7. Esvazie a caixa com toda a sujeira, feche a saída e deixe entrar 1 palmo de água a mais. Adicione 1 litro de água sanitária sem perfume para cada tanque com capacidade para 1.000 litros.

8. Com uma brocha, balde ou caneca plástica, molhe as paredes com a solução desinfetante. A cada 30 minutos, se as paredes internas da caixa secarem, faça nova aplicação, até completar 2 horas.

9. Passadas as 2 horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, esvazie a caixa abrindo sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar a rede do imóvel.

10. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Utilize panos limpos para secar o fundo da caixa, evite passá-lo nas paredes.

11. Tampe adequadamente a caixa para que não entrem pequenos animais, insetos ou sujeira, evitando a contaminação e transmissão de doenças. Lave a tampa antes da utilização.

12. Anote do lado de fora da caixa a data de limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher para a utilização normal.

Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - CAGEPA
Todos os Direitos Reservados