Governo entrega ampliação do sistema de abastecimento d’água de Princesa Isabel

ricardo entrega estacao de tratamento de agua em princesa isabel foto jose marques (2)
O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta terça-feira (11), a ampliação do sistema de abastecimento d’água da cidade de Princesa Isabel. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio ambiente e Ciência e Tecnologia, investiu mais de R$ 8 milhões para a construção do sistema, a fim de garantir água tratada  para cerca de  30 mil pessoas.

Na ocasião, Ricardo Coutinho destacou que sua gestão tem investido no município e na região de Princesa Isabel, principalmente em obras de recursos hídricos, rodovias e educação. “Princesa hoje se reencontra com sua história. Hoje celebramos a água, algum tempo atrás celebrávamos a estrada. Quero neste dia de hoje, com cada um de vocês, celebrar o avanço que esse estado teve”, comemorou.

O governador destacou ainda que sua gestão teve a capacidade de investir em obras, apesar da crise que atravessa o país: “Investimos mais do que os cinco últimos governos que me antecederam. E investimos pela Paraíba afora, principalmente nos locais que foram mais esquecidos”.

Ricardo anunciou que no dia 1º de maio vai inaugurar a rodovia de acesso ao município de Carrapateira, tirando do isolamento a 54ª cidade, lembrando que quando assumiu o governo, em 2011,  existiam 54 municípios sem acesso por asfalto. “Isto é de uma força muito grande. Nessas 54 cidades houve investimentos de 670 milhões de reais para asfaltar 800 quilômetros de estradas e beneficiar 220 mil pessoas”, compartilhou com os moradores de Princesa Isabel.

O governador fez uma saudação especial ao ex-deputado estadual e líder de Princesa Isabel, Aluísio Pereira de Lima, 94 anos de idade, e ao final da solenidade o visitou em sua residência, tendo recebido do líder local elogios por seu estilo inovador de fazer política.

De acordo com o secretário executivo de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, o governador, ao investir no novo sistema de abastecimento, atende a uma demanda do Orçamento Democrático Estadual porque de fato era uma das prioridades de Princesa Isabel.

ricardo entrega estacao de tratamento de agua em princesa isabel foto jose marques (3) (1)O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira do Nascimento, agradeceu pelos benefícios que o Governo do Estado tem levado não somente ao município, mas a toda a 11ª Região geoadministrativa. “Nossa gestão vai copiar e fazer tudo aquilo que o senhor tem feito no Estado, uma gestão com seriedade e voltada para todos, com zelo pelo dinheiro público. Agradecemos também pelo recebimento de um ônibus, de carteiras escolares e melhorias na educação”, enfatizou.

Abastecimento – A cidade de Princesa Isabel possuía uma rede de abastecimento deficiente e que não atendia à demanda do município, por isso foi necessária a expansão da rede e substituição de grande parte da tubulação composta por tubos de cimento amianto, não utilizados mais hoje. Cerca de 30 mil habitantes serão beneficiados com o sistema de abastecimento de Princesa Isabel.

O projeto de ampliação da rede do município compõe-se de aproximadamente 10 km de adutora de água bruta e adutora de água tratada, nova estação de tratamento, nova estação elevatória, reservatório apoiado capacidade para 500 mil litros de água, além de instalação de hidrômetros residenciais. A vazão do sistema é de 35 litros por segundo de água tratada.

Paralelamente a essas obras, o Governo do Estado solicitou, e conseguiu, junto ao Ministério da Integração Nacional a realização de um ramal da adutora do Pajeú, partindo do município de Flores (PE) para atendimento imediato à população de Princesa Isabel. Essas obras foram concluídas recentemente e o município foi o primeiro da Paraíba, de fato, a receber águas do Rio São Francisco. Convém ressaltar que, devido à estiagem que o Semiárido nordestino atravessa, o açude Jatobá secou totalmente e a cidade era abastecida por meio de carros-pipa. Assim, a cidade já não padece desse problema.

Ainda participaram da solenidade na praça Epitácio Pessoa, em Princesa Isabel, os secretários de Comunicação, Luis Tôrres, e Tião Lucena (executivo); o secretário de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano; o presidente da Cagepa,  Hélio Cunha Lima, e Nonato Bandeira, chefe de Gabinete do Governador, além de lideranças locais.