Governo inaugura adutora de Itaporanga e autoriza licitação de ETA para Pedra Branca

ricardo inaugura casa lar em itaporanga_foto jose marques (6)O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na manhã desta sexta-feira (1), a adutora da cidade de Itaporanga, que vai trazer segurança hídrica para 34 mil pessoas, que reivindicaram a obra durante audiência do Orçamento Democrático, e representa um investimento de mais de R$ 13 milhões.

Ricardo também autorizou a licitação para a implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade Pedra Branca, representando cerca de R$ 790 mil de investimento.

Em seu pronunciamento, o governador comentou que este é um dia de celebração para o Vale do Piancó porque a população recebe vários benefícios. “Estamos aqui inaugurando a adutora de Itaporanga, que representa segurança hídrica, traz água tratada e de qualidade para o povo que muitas vezes dependia de poços ou carro pipa. Assino também a ordem de licitação para a estação de tratamento de água de Pedra Branca”, enfatizou.

O governador ainda ressaltou que, nos últimos anos, a Paraíba está em um ritmo acelerado, jamais visto no Estado. “Aquilo que é possível este Governo faz, porque temos uma necessidade muito grande de melhorar a vida do povo e desenvolver todas as regiões da Paraíba. Estamos fazendo obras em todas as áreas, como a TransParaíba, que vai trazer mais desenvolvimento para a população do Curimataú, enfim, a Paraíba não para”, ressaltou.

ricardo inaugura casa lar em itaporanga_foto jose marques (3)O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, lembrou que a adutora foi uma demanda apresentada pela população de Itaporanga no Orçamento Democrático. “Hoje voltamos para Itaporanga para trazer respostas para as necessidades do povo. Essa adutora era um pedido da população através do Orçamento Democrático. O Governo do Estado investiu mais de R$ 13 milhões na obra para garantir segurança hídrica e mudar a realidade do município”, observou João Azevêdo.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima, explicou que a água distribuída para os moradores será captada na barragem do Saco, em Nova Olinda. “É mais uma obra hídrica que garante o abastecimento de água para a população. Neste caso, depois de captada na barragem do Saco, a água vai percorrer mais de 30 quilômetros por uma adutora de água bruta, numa vazão de 225 metros cúbicos por hora, sendo tratada e depois disponibilizada para os habitantes da cidade que há muito tempo necessitavam desta obra”, disse.

“Quero agradecer por tudo que esta gestão tem feito por Itaporanga e pelo Vale do Piancó. A adutora é um grande presente para nosso povo. A população está muito agradecida ao Governo do Estado pelos investimentos que trazem desenvolvimento para o município de Itaporanga”, disse o prefeito Divaldo Dantas.

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, um dos maiores problemas enfrentados pela região é a falta de água, “por isso este Governo trabalha tanto para garantir o abastecimento de água para a população, através de investimentos em obras hídricas, como barragens e adutoras, a exemplo desta que hoje é inaugurada”.

A diarista Vandilma Trajano avaliou que as ações que o Governo do Estado fez por Itaporanga são de extrema importância para a população. “Agradeço primeiro a Deus, depois ao governador Ricardo Coutinho por tudo que ele tem feito. Passamos muitas dificuldades por causa da falta de água na cidade, o abastecimento era ruim e todos sabem que sem água a vida fica mais complicada. Hoje a situação melhorou demais”, disse.