Empregados da Cagepa recebem treinamento para manutenção de tubos PEAD

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou um treinamento com 11 de seus empregados sobre tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente a impactos e químicas, além de ser atóxico para transportar a água com qualidade. Com o intuito de, em breve, modernizar suas redes de abastecimento de água utilizando essa tecnologia, a Cagepa prepara seus técnicos para operar e manejar o material, sem que seja preciso contratar mão de obra terceirizada.

De acordo com o subgerente de Controle de Equipamentos Eletromecânicos da Cagepa, Apoena Gurgel, os tubos PEAD tem vida útil mais longa e alto desempenho. Com a nova tubulação, haverá maior eficiência na distribuição de água, ganhos operacionais e diminuição de perdas. “A Cagepa pretende utilizar os tubos PEAD em suas próximas adutoras, diminuindo o volume de vazamentos, intervenções e de paradas no sistema, projeto que faz parte do nosso Programa de Controle de Perdas. Empresas de saneamento da Europa e, mais recentemente, grandes companhias do País estão utilizando os tubos PEAD. Os resultados mostram eficiência e economia no uso dessa tecnologia”, explicou.

Ainda segundo Apoena, depois de passar por esse treinamento, esses 11 técnicos irão repassar seus conhecimentos, dando suporte a todas as gerências da companhia. “A ideia de não apenas trazer e utilizar a tecnologia, mas também capacitar os empregados para lidar com ela mostra o compromisso da Cagepa em pensar a médio e longo prazo, economizando nas futuras manutenções, já que não precisaremos gastar com mão de obra terceirizada”, disse Apoena.