Primeiro festival patrocinado pela Cagepa no Edital de Audiovisual começa amanhã

Começa nesta quinta-feira (4) o CineForte, primeira mostra audiovisual contemplada com a cota de patrocínio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), por meio do Edital de Festivais de Audiovisual da Paraíba. O evento realizado na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, chega à sua quarta edição com três dias de exibição de curtas-metragens e mostras competitivas. O CineForte recebeu R$ 40 mil em cotas de patrocínio da Cagepa.

Conforme especificado no edital, os integrantes do Grupo A, composto por festivais pré-existentes, recebem R$40mil, como é o caso do CineForte. Os do Grupo B, de festivais estreantes, recebem R$20mil. Ao total, a Cagepa está disponibilizando R$ 540 mil para patrocinar os projetos selecionados na chamada pública, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). São 18 projetos selecionados pela Secult para receber cotas de patrocínio da Cagepa. A Companhia passou a patrocinar iniciativas culturais no Estado desde 2019, quando iniciou o apoio ao Fest Aruanda e, desde então, veio ampliando os investimentos no segmento cultural.

De acordo com o coordenador do CineForte, o cineasta e roteirista Eduardo Moreira, os festivais de cinema já acontecem no interior da Paraíba há um bom tempo, mas em sua maioria na garra e na base da amizade, porque os recursos são parcos. Ele comenta que eventos assim são janelas importantíssimas para a difusão de nossas obras, de nossa cultura cinematográfica. “Investimentos como esse disponibilizado pelo Edital de Festivais patrocinado pela Cagepa através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, quando bem encaminhados, não apenas viabiliza a execução do evento e a difusão de filmes, mas movimenta toda uma cadeia produtiva, do vendedor de pipoca aos restaurantes, dos artesãos aos hotéis. Quando feito da forma correta, é só benefício, e benefício pra muita gente”, disse.

A Fortaleza de Santa Catarina recebe uma vez mais a Mostra Audiovisual de Cabedelo que, pela primeira vez, terá caráter competitivo. Serão três dias de exibição com alguns dos melhores curtas-metragens do momento.

O festival – O CineForte é realizado anualmente na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, sempre durante o verão, período de elevado fluxo turístico no município, com o intuito primordial de difundir os realizadores locais, paraibanos e de outros estados, exibindo bons filmes com Classificação Indicativa até 14 Anos e temáticas mais populares, na expectativa de iniciar um movimento de geração de público para o cinema regional. Pela primeira vez, a mostra terá caráter competitivo. A abertura será no dia 4 de fevereiro, com mais exibições no dia 5 e encerrando em uma incrível cerimônia de premiação no dia 6 de fevereiro, sempre às 19h.

Foram selecionados 20 filmes de um total de 465 inscritos oriundos de 23 dos 26 estados do país. Dentre os selecionados estão filmes da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás.

Estes e outros filmes convidados serão divididos em três mostras: Mostra Canhoneira, que exibe filmes produzidos na Cidade de Cabedelo-PB; Mostra Muralha, com filmes produzidos nas demais cidades do estado da Paraíba e; Mostra Baluarte, que exibe filmes dos demais estados da Federação.

Em meio aos elencos estelares, profissionais do gabarito de Mariza Orth, Milton Gonçalves, Pedro Necerssian, Walter Breda e muitos outros.

Além da mostra competitiva, haverá uma Mostra Inclusiva para alunos da rede municipal com deficiência auditiva e uma Mostra Especial do Juri, com filmes realizados por membros do corpo de jurados. O evento também abrange a realização de oficinas na área audiovisual através de parceria com o multipremiado projeto ‘Cinema Instantâneo’, que é apoiado pela UEPB e culminará na realização de um curta-metragem.

Produzido pela Orbe Produções Audiovisuais em parceria com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, o evento conta com o patrocínio da Cagepa – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, do Governo do Estado da Paraíba por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Para acompanhar os detalhes da programação, informações sobre a oficina e demais novidades, siga a o CineForte no Instagram (www.instagram.com/CineForte), no Facebook (www.facebook.com/CineForte) ou pelo site oficial (www.cineforte.com.br).