Bairro Monte Castelo, em Patos, recebe limpeza das redes de esgoto

Cerca de seis mil pessoas foram beneficiadas com a manutenção realizada esta semana no sistema coletor de esgoto do bairro Monte Castelo, em Patos. A Cagepa atendeu as reclamações dos moradores que sofriam com obstruções constantes nas redes coletoras, geralmente causadas por despejo irregular de lixo e objetos de uso pessoal ou íntimo nas tubulações.

Nesta última manutenção preventiva, a Cagepa fez toda a limpeza da rede coletora, como também de todos os poços de visita e equipamentos da estação elevatória de esgotos. Em vários pontos, os técnicos da Cagepa encontraram as redes coletoras obstruídas com materiais inadequados dentro das tubulações, que acabam causando problemas nos equipamentos e bombas da estação elevatória de esgoto. As águas pluviais, quando são indevidamente drenadas para os esgotos, também podem provocar vazamentos e obstruções.

O sistema de esgotamento sanitário do Monte Castelo é constituído de 14,5 quilômetros de redes coletoras e de emissário de esgotos, como também 204 poços de visita e uma estação elevatória de esgotos.

Quem mais agradece são os próprios moradores do bairro, a exemplo de Francisca Medeiros, residente no Conjunto do Sapateiro. “Passamos por esse problema de conviver com esses vazamentos de esgotos, mas agora já estou satisfeita com o trabalho feito pela Cagepa. Limparam tudo. Agradeço demais o que fizeram em nosso favor”, disse.