Cagepa encerra Semana de Mobilização em Defesa da Água com debate sobre gestão hídrica

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em parceria com a Sudema e a Aesa, debateu os desafios e avanços para a proteção dos recursos hídricos no Estado, encerrando a programação da Semana de Mobilização em Defesa da Água. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), dia Mundial da Água, no auditório da faculdade Unipê.

O diretor Administrativo e Financeiro da Cagepa, Jorge Gurgel, ministrou a abertura do evento, dando as boas vindas aos presentes e destacando a urgência de se discutir a preservação do bem natural, que é a água. O engenheiro da Cagepa e ex-superintendente da Sudema, João Vicente Machado, traçou um panorama sobre os recursos hídricos e meio ambiente.

O coordenador estadual do programa Água Doce, Robi Taboka, falou sobre o desenvolvimento do projeto na Paraíba e a secretária executiva da Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Virgiane Amaral, apresentou o projeto de segurança hídrica da Paraíba, que tem o objetivo de melhorar a gestão dos mananciais e tratamento da água no Estado, aumentando a disponibilidade hídrica na região do Semiárido e melhorando a qualidade dos serviços de saneamento na região metropolitana de João Pessoa.

Desde o dia 18 de março, os órgãos percorreram as cidades de Patos, Sousa, Campina Grande, Mamanguape e Bayeux com uma programação de palestras e apresentações culturais, voltada a estudantes, técnicos e para o público em geral. “O evento ocorre anualmente com o objetivo de sensibilizar a população acerca do uso racional da água”, ressaltou a gerente executiva de Meio Ambiente,Vanessa Fernandes.

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, por meio da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra. No Estado da Paraíba, a Lei estadual Nº. 6.756, de 08 de Julho 1999, institui a Semana Estadual de Mobilização em defesa da Água, onde a programação deve constar de campanhas junto a população sobre a conscientização da importância dos Recursos Hídricos.