Cagepa assina parceria com Uniesp para novo Centro de Conciliação

Neste março, mês do consumidor, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) entrega para a população mais um canal de resolução de problemas: o Centro de Conciliação, um espaço voltado exclusivamente para os consumidores que possuem algum conflito ou dívida junto à Cagepa e não teve seu caso resolvido no atendimento da companhia. A cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação entre a Cagepa e a Uniesp – que entrará com o corpo profissional de mediadores, entre professores e estudantes do curso de Direito da instituição – foi realizada nesta segunda-feira (9), no auditório da própria Uniesp.

O Centro de Conciliação está situado na Rua Infante Dom Henrique, 359, em Tambaú, e deve começar a funcionar em 45 dias. O Centro não vai funcionar como mais uma loja de atendimento ao consumidor, mas sim como uma via intermediária. Portanto, os usuários precisam passar, primeiramente, pelo atendimento da Cagepa. Caso não resolvam suas demandas na loja ou pelo 115, então estes serão encaminhados ao Centro de Conciliação para que sejam analisadas todas as possibilidades na tentativa de resolver a situação, de forma consensual.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, explica que o convênio tem o intermédio do Tribunal de Justiça da Paraíba e visa diminuir a judicialização e o número de reclamações junto ao Procon. “Este é o momento de ampliar o diálogo com a sociedade na resolução dos problemas porque acreditamos que a justiça só deve ser acionada quando esgotamos o poder de conversa entre as partes. Estamos muito felizes em, concretamente, transformar a conciliação em uma ação fixa da empresa. Agradecemos ao TJ e a Uniesp pela oportunidade e por esse espaço que permitirá resolver os conflitos dos clientes de forma consensual, desafogar da justiça e ainda nos aproximar da sociedade”, comentou.

A reitora da Uniesp, Erika Marques, ressaltou a satisfação com a parceria, que vai servir como estágio supervisionado para os alunos do curso de Direito. “Para nós, é um grande prazer fechar uma parceria com uma empresa de tanta credibilidade como a Cagepa, na pessoa do presidente Marcus Vinícius, que vem despontando como um gestor inovador. O centro de conciliação e mediação uniesp vem prestar um serviço a essa empresa, entendendo que a mediação e conciliação hoje é um instrumento moderno de atuação que diminui tempo e custos, além de aumentar a resolutividade. Vai ser um projeto de ganhos para todas as partes”, concluiu.

Após a assinatura do Termo de Cooperação, foi realizado um Workshop de Mediação e Conciliação, com a participação de representantes da Cagepa, do Uniesp e do Tribunal de Justiça da Paraíba.