Cagepa amplia rede de esgotamento sanitário no município de Guarabira

Mais de 1,2 mil imóveis serão beneficiados com a obra de expansão da rede de esgotamento sanitário que está sendo executada pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) no município de Guarabira, no Brejo paraibano. As equipes da Cagepa estão trabalhando na ampliação da rede coletora e na construção de uma Estação de Tratamento de Esgotos que vai atender aproximadamente cinco mil pessoas dos bairros da Primavera, Bela Vista, Osmar de Aquino, São José, além da Rua Desembargador Pedro Bandeira, no Centro da cidade.

Além das intervenções na rede, a Cagepa também está executando a instalação de caixas de inspeção em alguns domicílios, para deixá-los aptos para as interligações entre os ramais e a rede. Importante destacar que os consumidores só poderão realizar as ligações dos ramais depois que a companhia liberar o uso da rede e informá-los por correspondência sobre a disponibilidade do serviço. Essa liberação acontece após a conclusão total da obra, não apenas na implantação da rede, mas também na Estação de Tratamento.

A obra está sendo realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Após a conclusão dos trabalhos, o município de Guarabira deve atingir cerca de 70% em coleta e tratamento de esgoto, o que vai trazer mais saúde e qualidade de vida aos moradores.

Como é feito o tratamento? – O tratamento de esgotos é realizado em estações de Tratamento de Esgoto (ETE) através de processos químicos e biológicos de decomposição. A ação é importante na preservação do meio ambiente e para que doenças como a esquistossomose, leptospirose e cólera sejam evitadas.